10 Dicas para estimular a equipe

Estimular equipe

Um dos principais fatores do sucesso empresarial é manter a equipe sempre em sintonia com as necessidades da empresa, e para isso é preciso cuidar de forma meticulosa dos colaboradores para poder absorver um bom desempenho de todos.

Porém muitos empresários têm dificuldade em manter esse ritmo síncrono de trabalho. Poucos sabem que na maioria das vezes é preciso de pouco esforço para alinhar a equipe com os objetivos da empresa utilizando de fórmulas de estímulo para alavancar a produção.

Pensando em ajudar a estimular sua equipe, trouxemos algumas dicas importantes para deixá-la sempre alinhada com a empresa e extrair vantagens positivas desse estímulo. Vamos às dicas:

1 – Sempre elogie: Muitas vezes o colaborador só precisa do reconhecimento da bem feitoria, para isso é preciso acompanhar de perto as ações de cada setor orientando os lideres a sempre parabenizarem os colaboradores pelos trabalhos executados com primazia, afinal todos nós gostamos de ser reconhecidos pelo o que fazemos.

2 – Cobranças são feitas de forma particular: Jamais advirta ou corrija um colaborador diante dos demais, pois isso pode gerar constrangimento e insatisfação com a empresa. Procure sempre momentos propensos e locais reservados para realizar essas cobranças.

3 – Estímulo positivo: Ao realizar estímulos nunca fale de consequência de não fazer, mas sim fale dos pontos positivos de executar determinada tarefa. Procure realizar reuniões semanais para alavancar o ânimo da equipe e deixar todos envolvidos com um clima otimista.

4 – Estipule metas tangíveis: Entenda a limitação da equipe antes de definir as metas. Leve sempre em conta os indicadores do mês anterior e faça uma evolução gradativa. Dessa maneira fica mais fácil para a equipe enxergar a possibilidade de atingir a meta proposta.

5 – Crie sistemas de bonificações: Não basta apenas estimular metas, é preciso também estabelecer bonificações para quem atingi-las. Portanto pense sempre em agradar e retribuir o esforço da equipe em prol dos objetivos da empresa. Dessa forma o empenho tende sempre a melhorar.

6 – Realize campanhas de endomarketing: Estude uma boa maneira de se comunicar com os colabores e sempre ouvir o que eles têm a dizer a respeito do ambiente de trabalho. Entenda se todos estão satisfeitos com os resultados atingidos.

7 – Conheça os objetivos dos colaboradores: Saiba qual é o objetivo de cada colaborador e procure de forma viável auxiliá-lo a atingir seus objetivos. Dessa maneira ele irá conectar o sucesso pessoal ao seu local de trabalho, gerando mais estimulo para melhorar.

8 – Organize os processos: Mantenha sempre a empresa organizada. Os colaboradores sentem segurança em empresas bem estruturadas, pois enxergam capacidade de gestão e confiam mais na possibilidade de crescimento. Uma ótima dica para organizar processos é utilizando um sistema de gestão empresarial como o Open Manager, um ERP em nuvens capaz de estruturar os departamentos da empresa.

9 – Limpeza e higiene: Proporcione um ambiente de trabalho sempre limpo e com a higiene em dia. Todos nós gostamos de estar em locais arejados e limpos, portanto atente-se nesses detalhes.

10 – Mantenha a resiliência: Essa palavra mágica é o resumo do comportamento que todo o gestor deve ter. A resiliência é a capacidade de se manter estável em momentos de instabilidade, portanto seja sempre carismático com os colaboradores e transmita tranquilidade e segurança, para que assim a equipe passe a confiar cada vez mais em seu trabalho.

Agora que você já possui essas dicas indispensáveis é hora de praticá-las e estimular ainda mais a sua equipe.

Faça seu comentário