Administração de pequenas empresas

Administração de pequenas empresas
A administração aplicada à gestão de micro e pequenas empresas tem mudado consideravelmente nos últimos anos no país. A necessidade de desenvolver competências técnicas em torno das atividades empresariais tem feito que muitos gestores de micro e pequenos negócios se especializassem para que suas empresas atinjam melhores resultados e sobrevivam nesse complexo e competitivo ambiente chamado mercado.

Especialização, em todo caso, vai muito além de possuir diploma de ensino superior, assistir uma apresentação de um renomado palestrante da área de vendas ou motivacional, e até mesmo gastar fortunas em consultorias empresariais. Especializar-se é aprender e aplicar o conhecimento adquirido em prol de um objetivo empresarial, é entender as mudanças do mercado e saber agir e tomar as decisões corretas para obter resultados de sucesso, é inovar para criar novas oportunidades.

“A gestão empresarial voltada para pequenas empresas é algo sério e que demanda muita atenção dos empreendedores. Muitos ainda encaram o ato de empreender com soberba e vaidade. Gestores que agem dessa maneira colocam em risco seus negócios por pura ignorância. Administrar é aprender com seus erros e acertos, além de saber enxergar ameaças e oportunidades do mercado”, aponta Fernanda Amaral, especialista em consultoria empresarial voltada para pequenas empresas.

Nesse âmbito vale salientar que a busca por ferramentas que aprimorem a gestão e a operacionalização das atividades é fundamental para a administração de micro e pequenas empresas. Atualmente, o mercado conta com vários sistemas de informação desenvolvidos para desenvolver de forma informatizada os quesitos gerenciais da empresa, como os sistemas ERP, CRM, WMS, TMS, entre outros.

A informatização é uma das chaves da otimização empresarial, mas ainda não é consenso entre gestores de pequenas empresas. Alguns utilizam apenas por obrigatoriedade, outros apenas para a realização de operações básicas. É raro encontrar um gestor de micro e pequenas empresas que utiliza um sistema gerencial de maneira integrada, realizando um acompanhamento dos resultados e análise de dados de maneira ampla.

Para empresas que possuem uma equipe reduzida e precisam realizar uma série de tarefas multifuncionais, um software de gestão integrado capaz de abranger todos os colaboradores e atividade de uma empresa é ideal para aumentar a produtividade dos colaboradores e reduzir custos administrativos e operacionais.

O sistema Open Manager é um ótimo exemplo de sistema ERP ideal para micro e pequenas empresas. Com um ótimo custo benefício, o sistema foi desenvolvido em nuvem para dar mais flexibilidade e segurança para os seus usuários, com funcionalidades que trabalham de forma integrada, proporcionando controle, produtividade e economia de tempo e dinheiro para empresas que buscam por otimização empresarial.

Faça seu comentário