Como acertar na hora de fechar o caixa

Como acertar na hora de fechar o caixa

O fechamento de caixa pode ser uma atividade árdua para muitas empresas, principalmente para estabelecimentos que possuem mais de um ponto de venda e um fluxo de vendas muito grande como padarias, mercados, lojas de conveniência, entre outras.

O fechamento de caixa é uma operação validada por três fatores: a orientação dos gestores em relação às práticas de abertura e fechamento de caixa, a perícia dos operadores do checkout e a funcionalidade do sistema gerencial (principalmente do aplicativo frente de caixa) utilizado pela empresa para realizar a venda de mercadorias.

Uma dúvida muito comum entre gestores e empreendedores de estabelecimentos com ponto de vendas ativo é como acertar na hora de fechar seu caixa. Saber como proceder para realizar a abertura e o fechamento de caixa de maneira correta, evitando erros de checagem ou discrepância do saldo total e movimentações financeiras do caixa.

Primeiramente é importante documentar os valores de abertura do caixa, ou seja, a quantidade de dinheiro disposta no caixa para o início da jornada do ponto de venda que será utilizada para dar troco em vendas efetuadas em dinheiro.

Ao longo da jornada de trabalho, os operadores deverão registrar as sangrias de caixa que são realizadas quando a quantidade de dinheiro no caixa excede o limite estipulado. O mesmo tipo de registro pode ocorrer caso seja feito um reforço de caixa, nos casos que é necessário contar com mais dinheiro em caixa para dar troco aos clientes.

Em alguns casos, pagamentos efetuados com cartões de voucher de compra (cartões de ticket, vales, benefícios, entre outros) não podem ser efetuados no caixa, por alguma incompatibilidade de rede ou bandeiras aceitas. Muitos estabelecimentos tem uma central de atendimento ao consumidor apenas para efetuar vendas nesses casos, mas é importante frisar que toda e qualquer operação realizado no caixa que não gere pagamento no mesmo deve ser apontada para que não ocorram erros de valores no fechamento.

Ao realizar o fechamento parcial (quando é realizado a troca de operadores no caixa) ou total (quando é realizado o encerramento da jornada do dia) do caixa deve ser feita uma conferência das vendas efetuadas nas formas de recebimento aceitas pelo estabelecimento. Alguns gestores insistem em fazer um controle manual das vendas, separando os comprovantes de vendas no cartão em blocos ou até mesmo anotando em uma folha os valores recebidos em dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito, voucher e cheque.

Especialistas em tecnologia e negócios discordam dessa prática por aumentar a possibilidade de erro humano e maior chance de discordância dos saldos apontados. Para realizar uma conferência automatizada bem como o registro de operações no ponto de venda é possível utilizar um sistema gerencial com aplicativo frente de caixa para a realização de abertura e fechamento de caixa com assertividade e eficiência, evitando procedimentos manuais e aumentando a produtividade do caixa e dos operadores.

O sistema gerencial Open Manager possibilita que os operadores de caixa registrem as vendas, sangrias, reforço de caixa, saldo inicial e final do checkout apontando os valores e formas de pagamento de forma segura e automatizada com seu aplicativo frente de caixa offline capaz de sincronizar as informações com o sistema em nuvem. Aos gestores o sistema oferece um módulo de vendas para acompanhamento em tempo real das vendas em cada caixa, controle dos lançamentos realizados por forma de pagamento e o registro dos totais de vendas.

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