Como aplicar a gestão de pós-venda

Gestão de pós venda

Engana-se quem acredita que o processo de venda termina quando o cliente efetua o pagamento e sai do PDV com o produto ou serviço adquirido. Na verdade, após essa etapa se dá início ao processo mais importante para a gestão de vendas e fidelização de cliente, o famoso pós-venda.

Uma gestão de pós-venda eficiente precisa ser planejada e estudada antes mesmo de ser executada, portanto analise com cuidado as etapas de compra, perfil do consumidor, periodicidade de compra, entre outros fatores pertinentes ao negócio em questão.

É de extrema importância utilizar metodologias de CRM (Customer Relationship Management), pois com estas metodologias será possível acompanhar tudo que acontece com o cliente desde a prospecção até o fechamento de contrato ou venda.

Após finalizar a etapa de fechamento de venda é hora de dar início ao processo de relacionamento. Escolha uma periodicidade saudável para entrar em contato direto com o seu cliente, mas lembre-se, não seja abusivo na quantidade de contato, o cliente não pode saturar de atenção.

Envie e-mails periódicos com novidades ou promoções de interesse do cliente. É sempre bom separar esse interesse para que exista uma compatibilidade entre cliente e conteúdo.

Anote sempre feedbacks do último contato e classifique de 0 a 10 como foi esse contato. Com isso você já se previne a respeito de possíveis problemas relatados, adiantando soluções para contatos futuros.

Satisfação de atendimento é algo indispensável. Você precisa saber o que o cliente pensa quando o assunto é a sua empresa ou marca, portanto sempre faça pesquisa, mesmo que por telefone. Essas pesquisas são importantes para que você possa saber se sua empresa está sendo bem falada no mercado.

Tenha gestão e controle da empresa. Isso é muito importante. Se organizar é indispensável para prover melhorias, portanto pense em implementar um sistema de gestão empresarial, procurando um sistema compatível com a realidade da sua empresa. Uma ótima ferramenta para quem está começando é o Open Manager, um sistema ERP em nuvem que permite o acesso de qualquer lugar que esteja. Faça um teste grátis e se surpreenda.

Faça seu comentário