Como controlar a produção em fábricas

Como controlar produção de fábrica

Um setor que cresce cada vez mais no Brasil sem dúvidas é o setor industrial e com esse crescimento eminente as empresas precisam se organizar para conseguir atender as demandas do mercado. Se organizar nos dias de hoje é algo crucial para sobreviver em um mercado extremamente competitivo.

Não controlar a produção em fábricas pode acarretar alguns problemas como desperdício de insumos, baixa na produção da equipe, baixa produção para o mercado ou produção em demasia para o mercado.

Pensando em aperfeiçoar o controle da fabricação das empresas nós trouxemos algumas dicas valiosas para quem pretende organizar o departamento de produção e fabricação de suas empresas.

Saiba o tempo de produção e a demanda de cada produto: É crucial atender a necessidade do mercado em relação ao produto produzido e para isso é de extrema importância controlar o tempo médio que se gasta para fabricar o produto e saber se a estrutura da empresa consegue suprir a demanda mercadológica ou se é necessário a expansão.

Controle o insumo: Parece óbvio, mas muitas vezes o controle de insumo não é acompanhado devidamente, é preciso acompanhar a necessidade de compra com base na produção. Esse fator permite que exista uma redução de custo e logo um crescimento na lucratividade dos produtos fabricados.

Crie metas: As metas não são apenas para o time de vendas, estipular metas para todos os setores é extremamente importante, pois com elas é possível evoluir sem investir em novos recursos, obviamente que essas metas devem ser criadas com base na necessidade de mercado. Crescer a produção apenas por crescer não significa evolução, portanto se atente à necessidade do produto no mercado.

Bonificação de equipe: Com base nas metas estipuladas crie bonificações para o time de fabricação. Dessa forma o estimulo será maior e o aumento de trabalho não irá prejudicar a qualidade do produto, mantendo os padrões do produto e possibilitando o crescimento da produção.

Centralize as informações: É de extrema importância concentrar informações de produção em um só lugar para ter a gestão total do processo, tornando mais fácil analisar informações para tomar decisões estratégicas. Busque por um sistema de gestão, de preferencia um sistema que trabalhe integrado com o setor de compras e com o setor de vendas, dessa maneira é possível analisar as necessidades sem ter muito trabalho.

Uma ótima solução para isso é o Open Manager, uma ferramenta ERP em nuvens capaz de gerenciar todos os tramites de vendas, compras e fabricação.

Agora que você já tem essas dicas valiosas é hora da evolução, mas lembre-se: Planeje antes de programar os processos.

 

Faça seu comentário