Como criar uma promoção de vendas

Promoção de vendas

Em certos momentos o impulsionamento de vendas é essencial para atrair novos clientes, fidelizar clientes adeptos, reduzir índices de estoque e aumentar receitas em curto prazo. No entanto, realizar uma promoção de vendas sem o planejamento e a análise necessária pode causar prejuízos financeiros sérios à empresa.

Para que uma promoção de vendas seja bem sucedida é preciso considerar dois pontos fundamentais: o contexto gerencial, que pode ser adotado em momentos emergenciais e/ou casos pré-definidos, e o contexto estratégico, que é definido de forma pontuada dentro de um planejamento estratégico periódico.

O contexto gerencial aponta a necessidade de se realizar uma promoção de vendas, como em casos de estagnação de vendas de um determinado segmento de produtos, baixa rotatividade de estoque e em casos em que o prazo de validade ou obsolescência de um produto se torne uma determinante para a urgência de vendas.

O contexto estratégico se pauta pela oportunidade de impulsionar as vendas diante de um cenário favorável. Isso ocorre com produtos e serviços que possuem uma determinada sazonalidade de vendas (são comercializadas prioritariamente em um determinado período do ano), atratividade de clientes para o ambiente de vendas (físico ou virtual), estratégia de precificação no lançamento de produtos e serviços, impulsionamento por compra associada, entre outras situações onde a promoção está associada a uma oportunidade de aumentar a venda e o faturamento do negócio.

Dessa forma, uma vez contextualizada a forma de impulsionamento de vendas diante das perspectivas da empresa, o gestor deverá definir a configuração da promoção de vendas. Segundo o analista de negócios e especialista em SEO, Reinaldo Anício, este é o momento onde os gestores costumam se atrapalhar e comprometer o planejamento e os resultados de vendas de suas promoções. “Definir os parâmetros de uma promoção de vendas talvez seja o ponto mais determinante de uma ação de vendas. Ainda é muito comum encontrar gestores que criam promoções sem definir um prazo promocional, sem considerar um preço mínimo de vendas a ser praticado e sem utilizar um sistema de gestão empresarial adequado para tanto”, analisa Reinaldo Anício.

Logo, para se criar uma promoção de vendas é necessário se considerar os seguintes pontos:

Período Promocional

A promoção de vendas não deve ser realizada de forma compulsória. Por isso é importante definir um prazo para sua realização, indicando a data inicial e a data final de aplicação.

Agrupamento de Produtos

Empresas que possuem uma grande variedade de produtos comercializados costumam realizar promoções de vendas de grupos específicos de produtos, como desconto de vendas em toda linha de produtos. Para não precisar listar um a um, é preciso que a ferramenta sistematizada agrupe os produtos que integrarão a promoção de vendas de forma automatizada.

Percentual de Desconto

Definir os percentuais de desconto é fundamental para que a promoção anunciada seja efetivada no ponto de venda. Descontos promocionais não aplicados no caixa podem gerar um constrangimento desnecessário junto ao cliente e impactar na percepção de satisfação do mesmo.

Alertas Automatizados

É muito comum associar a informação “Enquanto durar o estoque” ao comunicado de promoção de vendas. No entanto, a gestão dos itens em estoque e dos dispostos na loja (virtual ou física) pode ser discordante e comprometer o trabalho de vendas. Contar com alertas automatizados contribui com a gestão de vendas durante o prazo promocional.

Para entender na prática como funciona esse processo de configuração de promoção de vendas, o empreendedor pode testar as funcionalidades do sistema Open Manager, um sistema de gestão empresarial completo e dinâmico, que possui um módulo de vendas que conta com uma ferramenta exclusiva para a gestão de promoções de vendas.

Cadastro de Promoções de Vendas

Faça seu comentário