Como se manter vivo no mercado

Como se manter vivo no mercado

Como se manter vivo no mercado competitivo é uma dúvida que assola a maioria dos empresários no país, ainda mais no momento econômico que vivemos. Porém, existem algumas dicas que podem ajudar as empresas a se manterem vivas no mercado.

Existe um conceito administrativo que diz que empresas com mais de cinco anos de existência possuem mais chances de continuarem ativas, mesmo com o momento turbulento de crise que vivemos. Mo entanto, essa regra não é uma verdade absoluta, pois sabemos que devemos tomar alguns cuidados para continuar atuando no mercado competitivo no qual estamos inseridos.

Manter a equipe em sintonia: Procure manter a equipe trabalhando de maneira integrada e com satisfação, com isso a qualidade dos produtos, serviços e do atendimento prestado não será prejudicada, possibilitando a retenção de clientes. Dessa maneira o faturamento não sofrerá impacto e a empresa não precisará passar por cortes e nem por retração.

Faça ações de pós-venda: Procure entender os clientes, escute-os e mantenha-se atento às necessidades deles. Lembre-se que são eles que mantém a empresa em funcionamento, logo, você precisa dar a atenção devida. Mande e-mails de pesquisa de satisfação, faça ligações periódicas e mantenha um bom relacionamento. Essas ações vão ajudar a manter a base de clientes viva e ativa.

Diminua o lucro: É algo drástico e preocupante, mas se existir essa possibilidade, faça! O lucro é algo que pode sofrer queda, e é melhor sofrer queda por retração do que por perda, dessa maneira seus clientes ficarão satisfeitos pela baixa dos preços e irão criar fidelidade. É importante considerar também que o seu produto, serviço e atendimento se tornarão mais atrativos para os prospects.

Organize-se: Em momentos de retração mercadológica é hora de parar, refletir, se organizar, planejar e retornar com força total para a competição. Enxergue os momentos de dificuldade como um pitstop de ‘Fórmula 1’, portanto verifique os processos atuais, certifique-se de que estão funcionando no melhor modus operandi possível e alinhe novas estratégias. Organizar a empresa parece algo complexo, mas muitas das vezes é algo simples. Uma boa forma para melhorar essa gestão é implementando um sistema de gestão empresarial.

Uma ótima solução para organizar a empresa é implementando o Open Manager, um sistema de gestão empresarial capaz de integrar setores e organizar processos. Faça um teste grátis.

Aplique essas dicas no seu dia a dia, mas lembre-se de planejar e pensar muito nas sua ações, pois elas irão definir o futuro da sua empresa. Esteja consciente na tomada de decisão e certifique-se de que a equipe estará de acordo, afinal de contas queremos os instrumentos afinados com o resultado.

Faça seu comentário