Como vender mais no varejo

Como vender mais no varejo
Quando se fala em varejo é impossível não pensar em vendas, e de fato essa é a realidade do comercio varejista. Nesse mercado só existe um objetivo: Vender! Vender! Vender! Porém não basta apenas abrir as portas do comércio e esperar a mágica acontecer, existem formas de alavancar as vendas no varejo e será nesse post que você irá conhecer essas formas.

O varejo não se baseia apenas em preços competitivos, é preciso avaliar os 4P’s (Preço, praça, produto e promoção) de marketing para criar uma boa estratégia de vendas para o varejo. Antes de qualquer coisa saiba qual é a sua praça, ou seja, para quem o seu produto está direcionado. Não adianta tentar vender gelo para esquimó. Após ter definido quem é seu público alvo verifique se seu preço está compatível com o preço aplicado no mercado.

Tendo essas informações é hora de aplicar a famosa promoção. Muitos pensam que promoção se baseia apenas em preço baixo, porém vai muito além. Vamos explanar algumas técnicas de promoção que podem alavancar as vendas no varejo:

Merchandising:  Ao contrário do que todos pensam, o merchandising não é a inserção de um produto em uma novela ou programa de TV. Na verdade o merchandising é um conjunto de ações que auxiliam a conversão do produto no PDV. Essas ações são fortemente condicionadas à sedução pelo consumo imediato e pode variar de acordo com a criatividade do planejamento da ação de merchandising.

Displays no PDV: Um exemplo de display no PDV são os chocolates e chicletes posicionados nos caixas de supermercados, fazendo com que  o consumidor acabe levando esses produtos de menor valor. Outra forma de utilizar o display é através de apelo publicitário nas gôndolas com imagens do produto sendo consumido ou até mesmo com valores sedutores.

Promoção: Compre um e leve dois ou participe do sorteio comprando acima de R$”X”, são técnicas muito utilizadas para estimular a compra. Mas antes de criar esse tipo de promoção veja a viabilidade lucrativa e financeira da ação, verifique também as questões legais para criar a promoção.

Propaganda: Quem não é visto não é lembrado e no varejo esse ditado é a realidade do estimulo de vendas. Se uma inserção comercial é realizada para o público certo as chances de alavancar as vendas são significantemente maiores, portanto tenha sempre no planejamento financeiro uma verba reservada para propaganda.

Relacionamento: Sim, relacionamento atrai venda. Quem nunca ouviu o amigo dizer “O atendimento lá é ótimo”, pois bem, mantenha relacionamento com seus clientes, trate bem quem consome seu produto e garanta que ele sempre retorne à sua loja.

Agora que você já sabe como alavancar as vendas no varejo é hora de planejar e colocar essas ações em prática. Mas lembre-se, é de extrema importância ter um sistema de frente de loja para garantir a gestão da loja. Uma ótima ferramenta para realizar essa gestão é o Open Manager, um software totalmente integrado com a NFC-e. Confira os recursos inovadores do Open Manager fazendo um teste grátis por 15 dias.

 

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