Diferença entre Markup e Margem de Lucro

DIFERENÇA ENTRE MARKUP E MARGEM DE LUCRO

Muitas pessoas confundem Markup com Margem de Lucro, porém ambos indicadores possuem diferenças. Nem sempre uma margem de Markup alta gerará lucro. Não saber a diferença entre os dois pode, inclusive, trazer prejuízo para o negócio.

Vamos entender um pouco mais a diferença entre os dois e aprender a calcular o Markup e a Margem de Lucro, mas antes vamos entender o que significa cada um. Para exemplificar e demonstrar que existe diferença entre as duas situações vamos supor que um determinado produto comercializado pela minha empresa tenha um Markup de 25%. Na outra situação, o mesmo produto possui uma Margem de Lucro de 25%.

Ao final da exemplificação, veremos que o preço de venda do produto será completamente diferente.

Markup: É o percentual sobre o valor de compra da mercadoria utilizado para definir o preço de vendas de um determinado produto. Vamos ver o exemplo abaixo:

  1. Valor de aquisição do produto: R$10,00
  2. Percentual de Markup determinado: 25%

Valor de venda = (R$10,00 + 25%) = R$12,50.

Margem de Lucro: É o percentual sobre o valor de venda da mercadoria utilizado para definir o retorno financeiro sobre um determinado produto.Se temos um produto cujo custo é de R$10,00 e queremos adicionar uma margem de lucro de 25%, realizaremos a seguinte operação:

  1. Valor de aquisição do produto: R$10,00
  2. Percentual de Margem de Lucro determinado: 25%

Valor de Venda: (R$10,00 / (100% – 25%)) = R$13,33.

Pode-se perceber que os valores de venda são distintos de acordo com o índice de precificação utilizado, pois o lucro do produto é baseado sobre o valor de venda do produto e o Markup é baseado no valor de compra do produto.

Portando saiba diferenciar para não sair no prejuízo. Quando sua loja precisar reduzir valores do produto para se tornar competitiva fique atendo às taxas tributárias e à margem de lucratividade sobre o valor final do produto, pois caso não haja essa devida atenção o tiro pode sair pela culatra e o produto na promoção pode tornar-se um enorme prejuízo.

Para evitar problemas como esse é sempre bom ter um software de gestão empresarial. Com ele é possível gerenciar o Markup e a Margem de Lucro de maneira simples, pois ele realiza o cálculo automaticamente para você.

Uma solução inovadora é o Open Manager, que conta com todos esses recursos e está apto a lhe atender de forma plena. Faça um teste grátis e descubra o poder do Open Manager.

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