Gestão Contábil para Pequenas Empresas

Gestão contábil para pequenas empresas
Contabilidade para muitos gestores é uma questão adversa. Por força do senso comum é normal acreditar que a gestão contábil trate apenas de configurar e aplicar cálculos de impostos e tributos para atender a legislação comercial, previdenciária e social às empresas. No entanto, pode se afirmar que o gerenciamento de informações contábeis pode ser um poderoso aliado para uma gestão eficiente, principalmente para pequenas empresas.

A gestão contábil baseia-se no planejamento de receitas, custos e despesas da empresa, considerando os impostos devidos sob o regime tributário atual, qualificando o gerenciamento financeiro e operacional de um negócio. Essa abordagem é de suma importância para que a contabilidade empresarial passe a gerir informações relevantes para uma gestão empresarial eficiente e não apenas para atender às normativas fiscais.

O contabilista e autor do livro “Manual de Contabilidade Gerencial” Júlio César Zanluca reafirma a importância da contabilidade no contexto gerencial das empresas: “As empresas precisam aproveitar as informações geradas, pois obviamente este será um fator de competitividade com seus concorrentes: a tomada de decisões com base em fatos reais e dentro de uma técnica comprovadamente eficaz – o uso da contabilidade.”

As práticas de contabilidade com abordagem gerencial envolvem desde planos de conta com o controle integral dos ativos e passivos bancários da empresa; provisões mensais de férias e 13º salário dos colaboradores, controle patrimonial (contabilizando depreciações, amortizações e exaustões), planejamento e registro de tributos gerados, até a categorização de receitas, custos e despesas empresariais.

Gestores de pequenos negócios costumam pensar que gestão contábil está relacionada apenas à empresas de médio e grande porte, mas isso é um equívoco. Atualmente existem diversas ferramentas tecnológicas para o gerenciamento contábil voltado para micro e pequenas empresas.

O sistema Open Manager agrega uma gama de ferramentas para gestão contábil em um ambiente online com integração total dos departamentos e atividades empresariais, colaborando para a centralização das informações contábeis e seu processamento.

Os gestores que utilizam o Open Manager contam com módulos para a análise de indicadores, geração de relatórios gerenciais e operacionais, projeção de fluxo de caixa, cálculos de ponto de equilíbrio, determinação de preços de venda, categorização financeira, conciliação bancária, entre outras ferramentas para auxiliar a gestão contábil de suas empresas.

 

Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/

Faça seu comentário