Marketing 3.0 para o varejo – Parte 2

Marketing para varejo

O gestor de empresas que atua no ramo varejista já deve ter percebido como as mudanças tem ocorrido de forma muito mais veloz nos últimos anos. Outrora, as atividades empresariais se resumiam em contar com fornecedores pontuais, funcionários dedicados e consumidores que fossem bons pagantes. Falar de marketing voltado para o varejo no Brasil era tido como algo desnecessário ou uma excentricidade para poucos, restrito a grandes redes varejistas e multinacionais.

A atualidade nos apresenta uma outra realidade. Atualmente, as micro e pequenas empresas possuem uma gama de ferramentas de marketing à sua disposição para o desenvolvimento mercadológico e comercial de seus negócios. O comércio varejista possivelmente é o segmento empresarial mais impactado por ações, estratégias e pela utilização de ferramentas de marketing em prol da promoção empresarial e crescimento comercial.

Conforme foi destacado no artigo ‘Marketing 3.0 para o varejo – Parte 1’, o novo modelo de marketing aplicado aos negócios no século XXI se consolida na compreensão dos valores compartilhados por consumidores e seus anseios diante do papel social e conceitual das marcas e empresas. Cabe aos gestores absorver tais valores e explorá-los para gerar identificação com seu público, atingindo resultados em confiança, credibilidade, identificação e comercialização.

Para melhor entendimento dos conceitos e práticas do Marketing 3.0 voltado para o varejo, destacam-se abaixo alguns pontos importantes:

 

Principais Conceitos

  1. Colaboração: desenvolvimento de uma rede colaborativa entre a empresa, clientes e fornecedores. No varejo, o gestor pode desenvolver campanhas de comunicação e ações promocionais que envolvam a participação das pessoas não apenas comprando, mas se envolvendo diretamente com ideias e ações.
  2. Comunitização: criação de uma comunidade de consumidores, gerando debates e troca de experiências capazes de pavimentar uma identificação sólida e transparente pelo seu público. O varejista deve promover a conectividade dos seus clientes utilizando diversos meios, entre eles plataformas de mídias sociais, eventos e campanhas de relacionamento de grupos de clientes.
  3. Construção de Caráter: identificação dos valores intrínsecos aos consumidores e desenvolvimento de ações que evidenciem esses valores associando-os à uma empresa ou marca. O gestor do varejo deve elaborar conceitos e uma comunicação que leve em consideração os valores de seu público, construindo uma perspectiva de caráter e responsabilidade de sua empresa.

O Triângulo de Marketing 3.0 (Modelo dos 3is)

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  1. Integridade da Marca: Conceito que se relaciona quanto ao posicionamento e diferenciação da empresa, indicando a concretização do discurso empresarial com o que é praticado de fato. A integridade da marca define a confiabilidade dessa marcar junto ao seu público.
  2. Identidade de Marca: Conceito que envolve o posicionamento da marca e sua identificação junto ao público, fazendo com que ela se torne relevante e adote assim um discurso e uma imagem correspondente aos seus preceitos.
  3. Imagem da Marca: Conceito que agrega a marca e seus diferenciais, pontuando o seu fator único que a destaca e lhe confere visibilidade junto ao seu público.

 

Modelo de Matriz Baseada em Valores (VBM – Values-Based Matrix)

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Modelo que correlaciona a missão da empresa (aquilo que ela propõe realizar), a visão (o ponto que ele deseja atingir) e os seus valores (sua orientação ética praticada diariamente em suas ações e atividades) com três aspectos intrínsecos aos seus consumidores: a mente (expresso pela racionalidade e pensamento lógico), o coração (expresso pelas suas emoções e sentimentos) e o espírito (relacionado à sua espiritualidade – não confundir com religiosidade – e desejo de transcender).

Os gestores do varejo podem se orientar pela Matrix Baseada em Valores para atingir o âmago dos seus consumidores de forma planejada, organizada e utilizando as técnicas de Marketing 3.0 para evidenciarem a integridade, identidade e imagem de suas empresas.

 

As máximas de Marketing 3.0

Os criadores da definição e conceitos de Marketing 3.0,  Philip Kotler, Hermawan Kartajaia e Iwan Setiawan listaram 10 máximas que podem ser encaradas como mandamentos sagrados para os gestores que querem implementar tais conceitos e fundamentos à suas empresas. Estas máximas são:

  1. Ame sempre o seu cliente e respeite sempre o seu concorrente.
  2. Seja sempre sensível às mudanças e esteja pronto para transformar.
  3. Seja sempre claro sobre quem você é e sobre o que sua empresa é.
  4. Dentro do universo de clientes que você pode atingir, chegue primeiro aos clientes que vão se beneficiar mais da sua empresa.
  5. Ofereça sempre vantagens com um preço justo.
  6. Espalhe as boas notícias com seus clientes e esteja sempre disponível.
  7. Mantenha sempre os seus clientes, cultive relações e os faça crescer.
  8. Não importa qual o seu negócio, sua empresa sempre prestará serviços ao seu consumidor.
  9. Sempre aprimore o seu processo de negócios em relação à qualidade, custos e entrega.
  10. Reúna informações relevantes, mas utiliza a sabedoria para chegar à sua decisão final.

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