Marketing para pequenas empresas

Marketing para pequenas empresas

Quem nunca viu uma empresa ganhar destaque rápido e ouvir as pessoas dizerem: Isso foi Marketing?! Pois bem, elas estavam certas, foi marketing sim e muito bem feito por sinal.

Muitos empresários nos dias de hoje ignoram a presença do marketing no sucesso do negócio, acham que o produto por si só é capaz de ganhar o mercado, porém sabemos que nem sempre isso é uma verdade. Sabemos que estamos em um mercado extremamente competitivo com clientes cada vez mais exigentes em relação ao produto.

O consumidor tem valorizado vários pontos além de preço, produto e promoção, hoje o consumidor tem valorizado a experiência com a marca e isso vai além de uma simples amostra grátis ou de uma ação de merchandising. Os consumidores procuram atendimento, confiança, relacionamento e respeito e para ter todos esses pontos uma empresa precisar internalizar uma palavra extremamente importante, o famoso Marketing.

Nesse momento você deve estar se perguntando “Mas como faço para investir em marketing se a minha empresa é pequena?”, e a melhor resposta para essa pergunta é: Melhor investir enquanto pequeno e absorver essa cultura do que crescer e não ter cultura para investir e implantar o setor de marketing.

Mas calma, investir em marketing é uma cultura e deve ser feito por etapas, vamos passar algumas dicas para começar a implantar essa cultura na sua empresa:

– Planeje: Planejar antes de tomar qualquer decisão é extremamente importante e para te auxiliar você a planejar é só baixar nosso E-Book de planejamento estratégico, confira https://openmanager.com.br/livros-de-empreendedorismo;

– Posicione: Com base nas diretrizes definidas no planejamento desenvolva ação de posicionamento e mostre para o mercado quem é a sua empresa e o que ela é capaz de fazer;

– Cumpra: Conforme prometido é hora de cumprir, siga a risca o posicionamento da sua empresa e mantenha uma linha de comportamento com base na missão, visão e valorez.

– Audite: Lembre-se, coletar informações faz parte do processo de marketing, então periodicamente recolha informações a respeito dos resultados gerados por cada ação, uma boa dica para recolher esses dados é utilizando o dashboard, uma poderosa ferramenta sistêmica de demonstração de resultados;

– Planeje: Mas oras, eu já não planejei?! Sim, você já planejou mas após auditar é hora de planejar novamente e saber o que fazer depois de aferir os resultados, as estratégias de marketing são flexíveis porém focadas no objetivo final.

Mas a pergunta que não quer calar, e o investimento? Pois bem, investimento em marketing é simples, ele é baseado em cima do faturamento da empresa, geralmente usa-se 6% do faturamento da empresa para se investir em marketing, portanto independente do tamanho da empresa já é possível investir nesse setor tão importante.

Agora que você já tem essas dicas é hora de se organizar e começar a pensar de forma mais elaborada nas estratégias de marketing a serem adotadas pela sua empresa, uma ótima maneira de se organizar e mensurar resultados é implantando um sistema ERP, aproveite para conhecer o Open Manager, um sistema ERP que possui um excelente dashboard com indicadores em tempo real de resultado.

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