Melhore os resultados de vendas da sua empresa

Resultado de vendas

O ofício de vender é vital para uma empresa que espera obter bons resultados no mercado. Apesar de parecer algo muito simples, vender envolve técnicas, estudos e profissionais qualificados para realizar as atividades comerciais de um negócio.

Atualmente, o conhecimento a respeito da empresa e dos produtos e serviços comercializados, aliado à habilidade de vendas e a sistematização do processo de comercialização geram uma vantagem competitiva muito importante para o profissional de vendas para o êxito de seu trabalho.

Segundo o consultor da Mega Assessoria Empresarial, Roberto Vilela, a figura do vendedor tradicional que realiza suas vendas contando histórias e piadas para seus clientes prometendo mais do que pode cumprir está entrando em extinção.

“Empresas sérias e que buscam a alta performance nas vendas não podem manter em seus quadros profissionais como estes. O mercado está disputado, dinâmico e repleto de grandes desafios. Portanto, o espaço que resta é para aqueles que, de fato, estão preparados e são merecedores. Com frequência comento que a venda está muito mais vinculada à capacidade de ouvir e interpretar, por parte do vendedor, do que em sua habilidade de falar e convencer. Em ambientes competitivos, sobrevivem os que melhor se adaptam”, afirma Roberto.

Saber controlar a ansiedade, tentar falar menos e ouvir mais o que seu cliente está dizendo são aspectos vitais para compreender o que o cliente deseja e a melhor forma de oferecer o seu produto. Para que isso aconteça, o profissional de vendas precisa estar bem preparado e muito bem informado sobre as atualidades do mercado de atuação e dos detalhes técnicos do seu produto.

“Existem inúmeras maneiras práticas e acessíveis para o desenvolvimento profissional. Jamais deixe de aproveitar os treinamentos, palestras e convenções que são oportunizadas por sua empresa. Por maior que seja a experiência e vivência, sempre se aprende ou ensina algo durante os seminários”, aponta Roberto Vilela.

Além do desenvolvimento contínuo do profissional de vendas, outro aspecto capaz de melhorar a perspectiva de vendas de uma empresa é o aparato tecnológico para as atividades comerciais. Um número expressivo de gestores empresariais tem investido em sistemas automatizados de vendas, também conhecidos como “Força de Vendas”, com o intuito de aprimorar o desenvolvimento empresarial e, consequentemente, o quantitativo de vendas e faturamento financeiro do negócio.

“Contar com um sistema integrado gera uma grande vantagem estratégica e operacional para a gestão comercial de uma empresa. Infelizmente, algumas empresas ainda perdem muito dinheiro por possuir um quadro de profissionais de venda oneroso e muito grande, na qual o retorno em faturamento é muitas vezes inexistente. Com tecnologia integrada passamos a trabalhar com otimização do setor de vendas: a implementação dos recursos necessários para atingir os melhores resultados possíveis, com total controle das atividades e informações sendo atualizadas em tempo real”, afirma o gestor de tecnologia de informação Ristone Soares.

Dessa forma, conclui-se que para melhora os resultados de vendas é necessário investir em três aspectos: em pesquisa de mercado, para entender cada vez mais as mudanças do mercado e seu público-alvo; em capacitação profissional, para fazer com que sua equipe de vendas esteja sempre atualizada e bem instruída para atuar no mercado; e em tecnologia de informação, para que os processos sejam automatizados garantindo eficiência e a otimização das atividades de vendas.

Faça seu comentário