NF-E: Necessidade de integração com o financeiro

Nfe e financeiro
Muitos sistemas ERP que atualmente emitem nota fiscal eletrônica não integram a geração e envio das notas com outros módulos do sistema que deveriam ter acesso às informações da fatura realizada. Empresas que imbuem os seus gestores da área financeira ou de vendas de emitir as notas sem que a emissão de NFE esteja integrada arriscam-se a criar um modelo unilateral de gestão financeira e tornando o gerenciamento de um setor vital para empresa muito dependente dos seus executores.

Uma gestão financeira integrada garante um gerenciamento multilateral, transparente e que envolve todos os usuários que participam do processo de venda. Além de tornar os processos mais dinâmicos, essa perspectiva garante um menor grau de dependência dos colaboradores envolvidos.

A necessidade de integrar os processos de geração e envio de notas fiscais eletrônicas no módulo financeiro de um sistema gerencial e expandir essa gestão para os demais departamentos envolvidos se fundamenta no potencial controle e acompanhamento desses processos e na busca por melhores resultados por meio da gestão compartilhada. “Uma gestão transparente é a chave para resultados de sucesso. Imagine uma empresa onde uma atividade importante como a emissão de NFE esteja restrita a uma ou duas pessoas de forma centralizada. Essa empresa possivelmente carece de controle gerencial e está vulnerável a todo tipo de desvio ou erro sistêmico por parte dos colaboradores responsáveis pela atividade”, alerta Reinaldo Anício, analista de negócios e tecnologia da Net Plus Sistemas, empresa desenvolvedora do sistema Open Manager.

Sistemas gerenciais que possuem integração dos processos de emissão de nota fiscal eletrônica com o módulo financeiro possuem uma característica mais automatizada e geram mais agilidade às atividades complementares de gerenciamento. Seguem, abaixo, alguns benefícios da integração do financeiro com a ferramenta de emissão de NFE:

Contas a Receber

A integração com o módulo financeiro permite o lançamento automático de contas a receber, de acordo com os dados descritos na NFE, alertando o departamento sobre prazos de recebimento e eventuais casos de inadimplência.

Fluxo de Caixa

Os relatórios de fluxo de caixa precisam estar sempre atualizados para que a análise financeira do negócio possa fundamentar a tomada de decisões. Os lançamentos de nota fiscal eletrônica devem vincular automaticamente os registros financeiros e por consequência, atualizar os relatórios de fluxo de caixa emitidos pelo sistema.

Análise de Vendas

A emissão da NFE registra um ponto determinante do trabalho da equipe de vendas de uma empresa. Esse lançamento é a confirmação de uma venda bem sucedida. Por isso, é necessário que o departamento de vendas possa analisar o seu desempenho com base nas NFEs emitidas, referenciando esse processo como a etapa final do funil de vendas.

Gestão de Estoque em tempo real

Conforme as vendas são efetuadas e confirmadas pelo envio das notas fiscais eletrônicas é necessário gerenciar as quantidades de produtos em estoque. Com um sistema de alertas automáticos, o departamento de compras é informado da necessidade de adquirir novos produtos de acordo com a confirmação de vendas obtidas pela emissão da NFE.

Gestão Fiscal e Contábil

O gerenciamento dos dados fiscais e contábeis bem como o monitoramento de arrecadação tributária da empresa se tornam mais assertivos e simples com a integração das NFEs com o departamento financeiro. Os gestores podem realizar a importação de dados para a geração de documentos fiscais utilizando o ERP integrado sem a mesma complexidade e a ocorrência de erros dos sistemas que não realizam essa integração.

Faça seu comentário