O que é automação de marketing

Automação de marketing

Como todo processo oriundo de serviço manual, o marketing digital também sofreu a modernização da automatização de processos dando origem ao processo de automação de marketing.

Esse processo se baseia em tratar prospecções digitais até que elas se tornem leads qualificados para venda. A grande diferença deste processo é que ele funciona como uma máquina, uma indústria de geração de vendas.

Dessa forma, a intervenção manual sob o lead só ocorre na fase final, garantindo mais facilidade no processo de conversão de vendas.

A automação de marketing digital utiliza de suportes como redes sociais, e-mail marketing, blogs, livros eletrônicos (e-books), entre outras fontes de conteúdo relevante para realizar o convencimento sobre determinado assunto ou produto.

Uma forte estratégia utilizada na automação de marketing é o inbound marketing, uma forma diferente de se inserir o produto no contexto do cliente ou prospecto.

O inbound marketing se baseia em pegar determinado conteúdo segmentado e inserir o produto nele de forma sutil, causando ao leitor a impressão de que o produto ou marca é referência no assunto, gerando valor agregado de credibilidade sobre o assunto abordado.

As empresas que realizam vendas de serviço online tem adotado esse tipo de estratégia. Uma forma de controle desse processo é realizando o que chamamos de leadscore, que nada mais é do que a pontuação do lead em relação à ação realizada por ele. Quando o lead atinge determinada pontuação indicada pela empresa, ele entra automaticamente em um patamar de lead qualificado, tornando-se mais propenso a realizar a compra do produto.

O mais interessante desse processo é que ele ocorre de forma quase independente e cíclica, sendo atualizado enquanto é executado, sem ser interrompido como é realizado nas campanhas publicitárias.

A máquina de marketing tem uma característica marcante de acompanhar os resultados em tempo real. Logo, é possível avaliar o sucesso do conteúdo no momento exato da veiculação, podendo tomar outra direção caso algo não saia como planejado.

Toda e qualquer estratégia de automação de marketing deve ser muito bem planejada antes de ser executada, pois caso isso não ocorra, a estratégia pode não gerar o resultado esperado.

Agora que já sabemos como funciona a automação de marketing é hora de ponderar a possibilidade de inserir essa incrível ferramenta no dia a dia da sua empresa.

 

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