O que é ERP e como ele pode ajudar a sua empresa crescer?

O que é ERP

Desde os primórdios da humanidade a necessidade de organizar, planejar e executar tarefas sempre foi determinante para o sucesso de qualquer atividade e, consequentemente, para atingir resultados que garantiriam a sustentabilidade entre demanda e a oferta na sociedade.

Foi assim com o homem da era paleolítica que precisava se organizar para caçar e garantir assim sua sobrevivência, passando por outras sociedades que possuíam outras (e novas) necessidades de organização sistêmica e melhoria constante ao longo dos séculos como na antiguidade clássica, idade média, idade moderna, idade contemporânea até chegar à nossa atualidade.

A evolução das práticas organizacionais ao longo dos anos foi determinada pelo advento de novas tecnologias e refletia no desenvolvimento socioeconômico das nações. Sua relevância, no entanto, foi evidenciada com o estudo da Teoria Geral da Administração formulada no início do século XX. Porém, foi com a disseminação dos dispositivos computacionais na década de 70 que o pensamento organizacional atingiu uma perspectiva automatizada com o surgimento do primeiro modelo de sistema informatizado de gestão que se tornaria em pouco tempo no que conhecemos como ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial).

O ERP é um sistema de informação voltado para a gestão de recursos, processos, atividades e demais quesitos empresariais, fazendo com que as empresas trabalhem de forma automatizada melhorando seu desempenho. Um sistema ERP impacta potencialmente as áreas financeira, contábil, de produção, de recursos humanos, de compras e vendas de uma organização (privada ou pública), interagindo diretamente com os profissionais das diversas áreas dessa empresa e a realização de suas atividades.

Atualmente, os sistemas ERP estão difundidos na maioria das empresas do país e do mundo e se tornaram acessíveis à empresas de todos os segmentos e portes. Cada vez mais sofisticados, os softwares ERP se destacam por suas funcionalidades e flexibilidade de uso.

“Os sistemas ERP em nuvem são a evolução do mercado de TI voltado para empresas. A aplicabilidade dessas ferramentas de gestão em dispositivos móveis demonstra a capacidade de se adaptar às necessidades dos gestores modernos. Eles querem estar conectados às informações empresariais o tempo todo e de qualquer lugar, sem falar na possibilidade de realizar intervenções no sistema sem necessariamente estarem em suas mesas, diante do seu computador. Tudo isso não é possível com os sistema ERP tradicionais, instalados em PCs, mas a computação em nuvem permite que esses limites sejam rompidos”, destaca Sebastião Nogueira, diretor comercial da Net Plus Sistemas, empresa desenvolvedora do Open Manager.

Nogueira explica também sobre a necessidade das empresas utilizarem um sistema ERP para se destacarem no mercado, se tornarem mais competitivas e crescerem com a utilização de tecnologias voltadas para o desenvolvimento comercial de seus negócios. “Os gestores querem que suas empresas cresçam, se tornem mais econômicas e faturem cada vez mais. O uso da tecnologia é essencial para atingir esses resultados e um sistema ERP reúne as principais ferramentas gerenciais para que sua empresa possa implementar uma gestão assertiva, baseada em processos eficientes e organização total de todos os registros comerciais, financeiros e operacionais”.

Desse modo, pode-se concluir que um sistema ERP utilizado de forma correta seja capaz de auxiliar a realização de atividades de maneira sistematizada, aprimorando sua execução, aumentando sua eficiência e diminuindo as chances de erro, além de armazenar informações de sua empresa com segurança e confiabilidade.

Faça seu comentário