O que é NFC-e

Oque é NFCe

Estamos acostumados a ir a padarias, supermercados, lojas, entre outros departamentos de varejo e receber no final da compra um papelzinho amarelo que é impresso em uma pequena impressora preta chamada de ECF (Emissor de Cupom Fiscal ou Impressora Fiscal), mas essa prática está com os dias contados.

Uma nova forma de emissão de nota fiscal será aplicada no mercado de varejo em todo Brasil. Essa nova forma se chama NFC-e (Nota fiscal de consumidor eletrônica). A grande vantagem desse novo recurso é que já será realizada uma comunicação direta com o SEFAZ, gerando ao invés de um cupom fiscal uma DANFE NFC-e.

A grande vantagem desse recurso é que o consumidor pode realizar a consulta de tudo que foi adquirido por ele apenas consultando o CPF. Outra vantagem é a aposentadoria dos ECFs, que hoje representam um custo significativo para os lojistas que precisam comprar o equipamento para poder operar no mercado.

A emissão da DANFE NFC-e será algo opcional. O lojista não é obrigado a emitir imediatamente a DANFE NFC-e, porém se o consumidor exigir um comprovante de compra, o lojista poderá enviar automaticamente a DANFE NFC-e para o e-mail do consumidor.

Esse novo recurso ainda não é obrigatório, mas já está sendo adotado por algumas empresas piloto e em breve será implementado obrigatoriamente no mercado. Alguns sistemas já vem se adaptando à nova demanda.

Faça seu comentário